Temos visto com
frequência roubos e furtos dentro de estabelecimentos como supermercados,
hotéis e pequenas empresas prestadoras de serviços. Boa parte dessas ações é
realizada pelos próprios funcionários.
Os supermercados e os hotéis são as principais vítimas de tipo de ação.
Segundo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo –
IBEVAR, e, pesquisa realizada com 106 empresas varejistas, do total de
furtos ocorridos 20% são realizados internamente, ou seja, por funcionários.
Apesar das empresas de hotelaria não divulgarem esses dados, basta abrir
os jornais para verificarmos quanto dessas ações ocorrem nesses
estabelecimentos.
Uma estratégia
importante de diminuição desse tipo de ação é o desenvolvimento de treinamento
junto aos funcionários.
É necessário ter
funcionário de confiança e com valores morais sólidos. A honestidade é um fator
de maior segurança para um estabelecimento. Por isso é significativo
desenvolver treinamentos que valorizem esses potenciais.
Além de cultivar a
ética, essas capacitações também favorecem a confiança entre o grupo e,
obviamente, isso irradia aos clientes. É indiscutível os resultados positivos
alcançados quando esses treinamentos são realizados.
Ter colaboradores
honestos é maior segurança de uma instituição. Não adiante ter equipamentos e
instrumentos de segurança sofisticados se a equipe não tem em si a base
fundamental da formação moral.
Selecionar e capacitar pessoas de
índole é um trabalho difícil e que necessita ser periodicamente fortalecido.
Walter Fajardo
Psicanalista, Teólogo e Mestre em Educação